• Fajã dos Cubres e Fajã da Caldeira de Santo Cristo, na Ilha de São Jorge - Açores
  • Paxcote Especial à Ilha Graciosa - Açores
  • Súbida à Montanha do Pico - Ilha do Pico - Açores

adventure islands

pacote especial de 6 dias nas ilhas de são jorge, graciosa, pico e faial

Durante 6 dias vamos descobrir as ilhas de São Jorge, Graciosa, Pico e Faial. É um programa com multi-atividades num misto de terra e de mar, sempre em equilíbrio com a Natureza, desde o nível do mar ao ponto mais alto de Portugal.

dia 1 ilha de são jorge

Este programa tem início com um programa de multi-atividades no paraíso da ilha de São Jorge: Fajã da Caldeira de Santo Cristo. Começamos com a visita à fábrica de queijo da ilha. Aqui faremos uma prova do queijo confecionado nesta unidade fabril e uma visita guiada pela zona de produção e armazenamento.

De seguida iremos até ao ponto de início do passeio pedestre. Este percurso era uma antiga via de ligação dos habitantes da Fajã da Caldeira de Santo Cristo com a costa Sul da ilha, nomeadamente a Vila da Calheta.

Ao longo da descida, poderemos observar uma grande variedade de plantas endémicas que povoam este vale. Para além da flora endémica, existe diversos pássaros, vacas que pastam ao longo do trilho e cabras que depois do sismo de 1980 se tornaram selvagens.

Neste vale existe uma grande rede hidrográfica que se faz notar pelo som da água, que se intensifica à medida que descemos ao longo do trilho. Aqui, as ribeiras correm todo o ano, devido aos lençóis freáticos das montanhas circundante e de algumas plantas que retêm a água, como o "Mantão".


Cada participante levará o seu equipamento individual que é composto de uma mochilha com o fato de neoprene, meias de neoprene, bidon estanque, arnês e capacete. A duração da caminhada até ao início do Canyoning levará aproximadamente 1 hora.

Chegados ao ponto de início do Canyoning, teremos um briefing. Será o primeiro contacto com o equipamento individual (EPI) e a seu manuseamento, bem como também conhecer os sistemas e procedimentos de segurança na atividade de Canyoning.


Todos os clientes são sempre monitorizados pelos monitores e Guias da Aventour, sendo eles que procederão à montagem das linhas de descida (Rappel) e sistemas de segurança.


Este percurso é de nívél fácil, mas cada pessoa tem de ter a noção das suas capacidades e forma física atual.


Ao longo do Canyoning vamos observar muitas plantas endémicas e alguns animais, sendo possível que encontremos cabras selvagens neste troço. Uma das outras emoções que o Canyoning nos dá, é a exclusividade de acesso a estes locais recônditos, que só os praticantes desta atividade têm o privilégio de ver e usufruir de tal beleza.

O Batismo de Canyoning terá a duração aproximada de 2 horas. No final, trocaremos de roupa e caminharemos mais 30 minutos até à Fajã da Caldeira de Santo Cristo.

Ao chegarmos à fajã espera-nos o almoço, mas antes, poderão ainda dar um "mergulho" nas águas tranquilas da lagoa da fajã. Nesta lagoa é onde existe as famosas amêijoas da Caldeira, sendo também o único sítio dos Açores que elas se reproduzem. Iremos degustar essa iguaria no nosso almoço.

A seguir ao almoço e depois de retemprar as energias, realizaremos um passeio pela fajã para conhecermos um pouco das histórias do lugar e apreciar as belezas deste recanto do mundo. Visitaremos o centro de interpretação da Fajã da Caldeira de Santo cristo e a Igreija, onde os nossos Guias tem algumas curiosidades para contar.

 

Pela tarde iremos visitar a Furna do Póio, uma cavidade vulcânica subterrânea com uma lagoa de água doce no seu interior, proveniente das entranhas da montanha (facultativo).

 

Deixaremos este pequeno paraíso num passeio de Moto 4 até à Fajã dos Cubres, por um percurso de 5 km com a duração aproximada de 00:20 h, com condutor Aventour.

 

Na Fajã dos Cubres espera-nos o nosso transfer para a nossa Base, onde terminaremos este dia cheio de aventuras.

 

Atenção: A atividade de Canyoning é facultativa. Podem só realizar o percurso pedestre. Se assim for, mencionem nas observações da reserva.

dia 2 ilha de são jorge

Iniciamos o segundo dia do programa com um Passeio de Bicicleta, com início no Pico do Pedro e termina junto ao mar, na  Fajã do Ouvidor. Este percurso leva-nos a passar por alguns dos pontos mais altos do complexo vulcânico da ilha de São Jorge, onde encontramos crateras de vulcões extintos com belas lagoas povoadas com peixes de cor avermelhada. Ainda iremos observar uma flora endémica, típica destas paragens. Destaca-se a orquídea mais rara da Europa, a Platanthera azorica, que se pode encontrar no Pico da Esperança.


A cordilheira montanhosa da ilha de São Jorge, que atinge os 1.056m de altitude no Pico da Esperança, pode-se desfrutar de umas panorâmicas sobre São Jorge e restantes ilhas do Grupo Central.


Este passeio termina na Fajã do Ouvidor, junto ao mar. Esta Fajã destaca-se pelas suas formações geológicas junto à costa, geralmente denominadas por "Poças". Estas formações vulcânicas originaram piscinas naturais que por sua vez formaram óptimas zonas balneares. A maior e mais conhecida é a Poça de Simão Dias.


Antes do almoço, pode-se refrescar nas belíssimas piscinas naturais da Poça de Simão Dias e observar as formações prismáticas que circundam as lagoas.

Passeio de Bicicleta na Ilha de São Jorge - Açores

No início da tarde iremos realizar um Tour para conhecer a ilha de São Jorge, com passagem por vários pontos de interesse e realizar algumas visitas.

 dia 3 ilha graciosa

Logo pela manhã, saímos de barco rumo à segunda ilha mais pequena do arquipélago dos Açores: Graciosa. Os 12,5 quilómetros de comprimento e 7 quilómetros de largura máxima da ilha Graciosa conferem-lhe uma forma alongada de Noroeste para Sudeste. Os 4 391 habitantes (dados de 2011) espalham-se pelos 60,66 km2 que constituem a superfície da ilha. É a ilha mais a Norte das cinco que compõem o Grupo Central do arquipélago dos Açores e a ilha mais próxima é a de São Jorge, a 37 km de distância. O ponto mais elevado da ilha Graciosa situa-se no bordo sul da Caldeira da Graciosa aos 405 m de altitude, nas coordenadas 39º 01' 18. 165" de latitude norte e 27º 58'00.29" de longitude oeste.

 

A viagem entre as ilhas de São Jorge e da Graciosa será realizada de barco (semi-rígido), que proporcionará também um excelente passeio, com a possibilidade de avistarmos golfinhos ou baleias, com a duração apróximada de 1 hora.

 

Ao chegarmos à ilha Branca temos um transfer à nossa espera para seguirmos até à Furna do Enxofre. Esta è uma Cavidade Vulcânica, situada na parte Sudeste da Caldeira da Ilha Graciosa, é uma imponente caverna lávica cuja característica principal é ter um teto em abóbada perfeita. O acesso ao interior faz-se através de uma torre com cerca de 37m de altura e uma escadaria em caracol com 183 degraus.

Foi explorada no século XIX por visitantes ilustres como o Príncipe Alberto do Mónaco e os naturalistas Fouqué e Hartung. É considerada única no panorama vulcano-espeleológico internacional e a sua génese está associada a uma importante fase efusiva intracaldeira, do tipo havaiano.

No interior, para além de um lago de água fria, existe um importante campo de desgaseificação, constituído por uma fumarola com lama e por emanações gasosas difusas de dióxido de carbono, que se libertam impercetivelmente em diversas áreas do chão da gruta.

Furna do Enxofre da ilha Graciosa - Açores

Depois da visíta a rste monumento natural, iremos realizar um trilho pedestre pelo perímetro da Caldeira da Furna do Enxofre. Tem uma extensão de 6,5Km é de nível fácil. Esta caminhada oferece-nos uma vista de 360º da ilha Graciosa e das restantes ilhas do grupo central dos Açores.

Terminaremos o passeio pedestre nas Termas do Carapacho com um banho nas suas àguas termais, antes do almoço.

 

Depois do almoço, iremos descobrir a ilha Branca e os seus encantos, num Tour que passará pelos lugares principáis de interesse e faremos algumas vísitas.

Terminaremos na fábrica das famosas queijadas da Graciosa.

 

Ao final da tarde, regressaremos à ilha de São Jorge de barco.

 dia 4 ilha do pico

Pela manhã, iremos fazer a travessia de barco (Ferry) para a ilha do Pico. Na Ilha Montanha, faremos um Tour pela ilha para conhecer as suas belezas naturais e culturais e também relaxar para um dos momentos altos deste programa: súbida ao ponto mais alto de Portugal a 3251 metros de altitude. O Tour terminará na base da montanha (Casa da Montanha), pelas 15h. O nosso guia de montanha estará à espera do grupo para o briefing e verificação de equipamento. Esta noita Iremos pernoitar na montanha.

 

Iníciaremos a súbida pelas 16 horas com o objetivo de ver o pôr-do-sol. Será uma caminhada de cerca de 4 horas com um desnível de 1100 metros, por um percurso de 3700 metros.

 

Cegaremos à cratera da montanha e depois de um merecido descanço e montagem de acampamento, subiremos ao topo de Portugal para ver um cenário único.

Pernoita na cratera da montanha em campismo.

Montanha do Pico

 dia 5 ilha do pico

Pela manhã, antes do nascer do sol será o despertar, súbiremos o piquinho (55 metros), mas desta vez para ver o nascer do sol. Depois mais uma pausa para descanço e iníciaremos a descida da montanha. Este percurso terá a duração apróximada de 4 horas. Pelo meio dia estaremos na base da montanha.


Na Casa da Montanha espera-nos o nosso transfer até à Vila da Madalena.


Tarde livre...

 dia 6 ilha do faial

Neste último dia do programa, sairemos da Ilha do Pico para fazer a observação de cetáceos (Whale Watching). Nesta atividade poderemos observar baleias e golfinhos no seu hábitat natural.

Terminaremos esta atividade na ilha do Faial. Nossa última ilha a vísitar.

 

Na chegada estará o guia que os levará a almoçar e de seguida a um Tour pela ilha para conhecer os pontos de interesse e algumas vísitas. Visitaram o Centro de interpretação do Vulcão dos Capelinhos.

Terminaremos este programa na cidade da Horta a beber um gin tónico.

 

Final dos nossos serviços.

Atenção: No caso do estado do tempo não permitir algumas das atividades, poderemos sempre alterar a sua ordem sempre em acordo com os clientes.

informações das atividades

nivel de dificuldade

4 ilhas

Tempo total de atividade

tempo total  6 dias

idade mínima

14  anos

preço

por orçamento

atividade número

49

datas do programa

1 - 27 maio a 01 junho 2018

2 - 01 julho a 06 julho 2018

3 - 05 agosto a 11 agosto 2018

4 - 02 setembro a 07 setembro 2018

informações adicionais

o que trazer para as atividades

Roupa de banho;

Toalha;

Roupas confortaveis e leves;

Corta vento;

Boné;

Protetor solar;

Tenís para usar nas atividades;

Mochila não superior a 30L.

o que trazer para a atividade de montanha pico

Calças com bastante elasticidade;

1º camada em polyester;

2ª camada em polartec;

3ª camada um impermeável;

Mais uma camada quente (anoraque);

Gorro e luvas;

Boné;

Mochila não superior a 25L;

Botas de Montanha;

Corta-vento;

Protetor solar;

Barras energéticas e chocolates;

Sandes e fruta;

1,5 L de Água;

Máquina fotográfica.

 

incluído no programa

Guias credenciados;

Todo o equipamento para as atividades;

Seguros;

Taxa de acesso à montanha;

Viagens de barco entre ilhas;

Todos os Almoços;

Vísitas;

Certificados;

Gift Aventour.