o nosso blog

as nossas últimas notícias. partilhe...

Canyoning nos Açores

A Aventour Azores Adventures é a empresa pioneira do Canyoning nos Açores, oferecendo esta atividade desde o ano 2000. Foi em 1992, na ilha de São Jorge que o canyoning teve início nos Açores, sendo o nosso guia e gerente, Luís Paulo Bettencourt o pioneiro deste desporto, nas ilhas dos Açores.


O Canyoning surgiu por um acaso. No início do século, alguns espeleólogos procuravam cavernas nos canyons dos Pirenéus por entre rios e desfiladeiros, sem imaginar que estavam criando mais um desporto de aventura. O Canyoning reúne técnicas da espeleologia e escalada, praticado segundo diversas regras de segurança.
Com uma corda presa num ponto de segurança (ancoragem), a pessoa desce o leito de um ribeiro, vencendo as cascatas. É sem dúvida a forma mais gratificante de descobir a natureza pura e intacta, percorrendo os muitos cursos de água que esta ilha oferece para a prática do Canyoning. É também uma forma diferente de conhecer esta ilha, desfrutando do que de mais belo possuímos: "Natureza Selvagem".


Canyoning ou canionismo é um desporto que consiste na exploração progressiva de um rio, transpondo os obstáculos verticais e anfíbios, através de diversas técnicas e equipamentos.

Este desporto teve o seu "nascimento" no final da década de 1970 na Europa, mais precisamente em França e em Espanha.

O desporto em Portugal está a crescer rapidamente, uma vez que este país tem diversos rios que proporcionam esta prática desportiva.

A emoção e adrenalina é a maior atracção para os praticantes que se apaixonam pela exploração de canyons. Aquando do avanço progressivo do rio, os praticantes conseguem ser surpreendidos por situações novas e inesperadas.

Ao contrário do que alguns pensam, o canyoning é um desporto extremamente seguro, que utiliza equipamentos de alta tecnologia e desempenho. O facto de se estar em contacto permanente com a natureza consegue transmitir ao praticante do desporto uma sensação inexplicável de liberdade e harmonia.